quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Biosfera

[atualizado a 13-12-18]

O nome biosfera pode ser traduzido por esfera da vida, já que bio = vida, tendo este termo sido criado por Eduard Suess, em 1875. De uma forma simples e resumida, biosfera é o conjunto de todos os seres vivos e os ambientes onde eles habitam. Ou seja, inclui todas as condições ambientais que permitem a vida no planeta Terra, nomeadamente a luz, a água, o solo, as rochas, o ar, e claro, a matéria orgânica proveniente dos seres vivos. 



Como podes ver na figura, a biosfera é um de quatro sistemas do planeta, sendo que a biosfera está dependente das outras três: hidrosfera, atmosfera e litosfera. Para que exista a biosfera têm então que existir os materiais suportes de vida fornecidos por estas três camadas. Assim, para ser possível existir vida no planeta Terra, é necessária a existência, relacionamento e interdependência das quatro camadas, que dessa forma fornecem os elementos líquidos, gasosos, sólidos e biológicos que sustentam a vida.


Sistemas terrestres

Como referido em cima, os sistemas terrestres são quatro:

- Atmosfera - é a camada de gases que envolve o planeta. É constituído por várias camadas, sendo a mais superficial aquela que contém o chamado ar atmosférico, com 78% de nitrogénio (ou azoto), 21% de oxigénio e 1% de dióxido de carbono, vapor de água e gases raros. Sabe mais sobre as funções da atmosfera.

- Hidrosfera - camada líquida que envolve o planeta. Inclui toda a água que circula na superfície terrestre, ou seja, águas subterrâneas, rios, lagos, mares, oceanos, e até as próprias nuvens (que estão no estado líquido). A este movimento de água pelo planeta dá-se o nome de Ciclo da água ou ciclo hidrológico.

- Litosfera - camada sólida do planeta, composto por solo e rochas. 

- Biosfera - composta pelos elementos inorgânicos água, solo, rochas, gases e luz, chamados de materiais suportes de vida, e por todos os seres vivos do planeta.


Papel do ser humano na biosfera

Sendo um ser vivo, o ser humano faz também parte da biosfera, assim como todos os restantes seres vivos. Infelizmente, ao contrário dos restantes, o ser humano por vezes ocupa o seu lugar de uma forma pouco harmoniosa, contribuindo para a destruição de biomas e ecossistemas.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.