quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O que é o habitat

[Artigo atualizado a 8-11-2018]

Um habitat é o local onde um ser vivo encontra todas as condições para sobreviver. Ou seja, um habitat será um local que reúna as seguintes condições: existência de alimento, abrigo e de condições para se reproduzir.

O termo habitat é um termo usado na ecologia. Esta é o ramo da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos que aí habitam. No fundo, é o estudo da distribuição e quantidade dos seres vivos e das relações que ocorrem entre eles e que levam a essa distribuição no planeta. 





Ou seja, quando falamos de habitat, não se pode separar um ser vivo de outro. Por exemplo, para definir o habitat de uma raposa, é essencial referir todos os outros seres vivos que aí habitam, pois é esse conjunto que vai definir as condições que permitem que a raposa aí habite.

Como é fácil perceber, um habitat não é apenas de um ser vivo, mas de vários que aí interagem. Mais uma vez o exemplo da raposa. Para a raposa poder viver numa determinada região tem que existir alimento, como por exemplo o coelho. Mas para existir o coelho, tem também que existir as plantas das quais ele se alimenta. E por aí fora. Ou seja, um habitat inclui todas as espécies que aí vivem, se alimentam e se reproduzem.


Foto de Kevin Ebi


Quando algumas dessas condições deixa de existir, essa espécie irá desaparecer desse local, ou se tiver a capacidade de locomoção, irá migrar à procura de outro local que lhe ofereça as condições necessárias à sua sobrevivência.


Nicho ecológico

Por vezes há quem confunda habitat e nicho ecológico. No entanto, são conceitos diferentes. Enquanto que o habitat, como vimos em cima, é o local onde uma determinada espécie tem as condições necessárias para se desenvolver, já o nicho ecológico refere-se à própria vivência da espécie. Ou seja, como vive, como se alimenta, como se desenvolve e como se reproduz.


interações entre seres vivos num habitat

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.