segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A folha e a fotossíntese



Para que serve a folha?


É na folha que ocorre um dos processos mais importantes para toda a biosfera do nosso planeta: a fotossíntese. Ao contrário dos restantes seres vivos, as plantas conseguem transformar matéria mineral em matéria orgânica. Dessa maneira, dizemos que as plantas são autotróficas, pois conseguem fabricar o seu próprio alimento.


A fotossíntese, além de transformar matéria mineral em matéria orgânica, permitindo assim que haja sempre alimento para os seres heterotróficos (seres vivos que se alimentam de outros seres vivos), produz ainda o oxigénio, também essencial para a vida na Terra!

É na folha que se realiza a fotossíntese


Como funciona a fotossíntese?


A planta, através da raiz, absorve água e sais minerais, formando-se a seiva bruta. Esta será conduzida à folha, onde será transformada na fotossíntese em matéria orgânica, formando-se a seiva elaborada. Esta servirá para alimentar a planta, ficando o excesso armazenado nalguns órgãos da planta.


Para a fotossíntese ocorrer, além da matéria prima, a seiva bruta, é necessário ainda a energia solar, captada pela folha com a ajuda da clorofila, e ainda, do dióxido de carbono (ou gás carbónico).


Agua e sais minerais, juntamente com CO2 e energia do Sol  resultam em matéria orgânica e oxigénio



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.