Nome: Andorinha-dos-beirais (Delichon urbicum)
Características: A andorinha-dos-beirais mede normalmente 12 a 13 cm de comprimento, tendo uma envergadura de 26 a 29 cm.Ave de pequeno porte, tem ainda um peso pequeno, na ordem dos 18 a 19g. Apesar de parecer ter apenas as cores preto e branco, na realidade a sua cabeça e a parte superior do seu corpo são pretas, mas com um tom azulado. Já a região superior das asas e a sua cauda, curta e bifurcada, são pretas. A parte inferior do seu corpo contrasta por ser branca. Os olhos deste animal são castanhos, tendo um bico preto, pequeno e fino. Estas aves, como o próprio nome indica, costuma fazer os seus ninhos nos beirais das casas, sendo uma espécie que se dá bem com a proximidade humana.
Alimentação: A andorinha-dos-beirais alimenta-se apenas de insetos, apanhando-os durante o voo. Devido à sua busca de alimento, é uma espécie migradora, normalmente para climas que propiciem uma quantidade abundante de insetos.
Reprodução: Depois de uma parada nupcial de curta duração, o macho e a fêmea irão acasalar no ninho. Mais tarde ocorre a postura, emque sairão 4 a 5 ovos. Ao fim de normalmente 14 a 16 dias, as crias eclodem, e geralmente necessitam de 22 a 32 dias para abandonar o ninho.
Distribuição: Este animal pode ser encontrado em toda a Eurásia, desde a Península Ibérica até à Mongólia, passando o Inverno na região da África subsariana.
Como é a visão dessas andorinhas quando filhotes?
ResponderEliminar