segunda-feira, 3 de junho de 2013

Conheces este animal? - Pintassilgo comum

Conheces este animal?
 
 
Nome: Pintassilgo comum (Carduelis carduelis)
 
 

Caraterísticas: O pintassilgo é uma ave pequena, com o tamanho aproximado de 13 cm de comprimento e pesa cerca de 20 gr. Apesar de ser pequeno, o pintassilgo quando voa, exibe as suas cores vivas com pompa e circunstância. Nas asas apresenta umas barras de cor amarelo vivo, que contrastam com o restante preto. Na cabeça, possui uma máscara vermelha em contraste com o restante branco e preto. O bico é grande e pontiagudo, apresenta uma cor marfim, ainda que um pouco mais escuro na ponta. O resto do corpo é castanho-cinza claro, com manchas mais escuras.
 
 

Alimentação: O Pintassilgo comum é um animal granívoro, com uma dieta alimentar basicamente constituída por sementes, mas na época de reprodução come também pequenos insetos e aranhas.
 
 
Conheces este animal?
 

Reprodução: A época de reprodução deste animal situa-se entre os meses de abril e maio. Cada fêmea põe entre 5 a 6 ovos, fazendo 2 posturas por ano. O período de incubação é de 12 a 14 dias.
 
 

Distribuição: Este animal existe em largas regiões do mundo, desde da Europa ao Norte de África e partes do Médio Oriente e Ásia central. É um animal comum em Portugal.

3 comentários:

  1. Já vi um pintassilgo ensinado, Serta vez. Quem souber de um destes, poderia postar aqui pra gente. E mais; quem sabe, alguém com esse dom pudesse tentar ensinar um destes? Que eles são inteligentes, e domáveis, isto eu sei
    que são! Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Por volta dos anos 55/60, vi um desses que tirava água de uma vasilha,(caneca, copo) para beber... Com um dedal feito um baldinho, e ligado por um barbante ao poleiro, ele conseguia puxar sua bebida. Ele utiliza do bico para puxar o barbante e um dos pés para prender o mesmo. Isso ele fazia, até que o dedal chegasse aí alcance pra beber. Em seguida soltava o dedal para novamente ser cheiona susterninha dele.
    Eu sei gente. Pra acreditar a gente precisa ver. O complicado é que vi isso uma única vez. Nuca mais vi, nem ao menos ouvi sobre essa peripécia.
    Quem sabe alguém possa saber ou ter algo pra mostrar. Agora com a Net não ficaria dúvida e muitos desfrutariam dessa maravilha!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.