quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Conheces este animal? - Borboleta monarca

Conheces este animal?


Nome: Borboleta Monarca (Danaus plexippus)


Características: A borboleta monarca tem cerca de 7cm de comprimento, sendo que as suas asas podem chegar até aos 10cm. Exibe um corpo negro mas as suas asas são de uma coloração dramática laranja, decoradas com orlas negras e manchas brancas. Esta tonalidade avisa os predadores que a borboleta monarca é venenosa. Tem uma fragilidade aparente, no entanto, a borboleta monarca possui asas grandes e adequadas a longos voos, perfeitamente adaptadas à migração. 


Alimentação: A alimentação deste animal varia consoante a sua fase de desenvolvimento. Na fase larvar, devoram grandes quantidades de folhas de plantas hospedeiras. Já na fase adulta, as borboletas basicamente alimentam-se à base de líquidos, nomeadamente do néctar das flores e do sumo dos frutos em decomposição. É de salientar que as borboletas monarcas ficam grandes períodos em jejum, em função das migrações. 

Conheces este animal?


Reprodução: A época de acasalamento da borboleta monarca é na primavera e no verão. Período após o qual ela põe em média 300 a 400 ovos, durante aproximadamente, 2 a 5 semanas. Cerca de 4 dias depois de postos, os ovos eclodem e deles nascem as lagartas. Os ovos geralmente são postos sob as folhas de uma planta tóxica, a flor-de-cera. Ora, quando as lagartas eclodem, alimentam-se das folhas desta planta e, propositadamente as lagartas tornam-se venenosas e desagradáveis ao paladar de algumas espécies. Desta forma, elas conseguem um bom mecanismo de defesa, uma vez que se tornam tóxicas aos predadores. À medida que vai crescendo, a lagarta muda a sua pele, até que finalmente fia um botão de seda e pendura-se num local abrigado, de cabeça para baixo. É a fase de crisálida que dura cerca de 10 dias, após a qual a borboleta adulta emerge.


Distribuição: A borboleta monarca pode ser encontrada no sul de Portugal e Espanha, Açores, na América do Norte, México, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Canárias e ilhas do Pacífico.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.