Nome: Abutre negro (Aegypius monachus)
Características: O abutre negro é a maior ave de rapina da Europa. Pode atingir cerca de 13Kg de peso e de 100 a 120cm de comprimento, assim como uma envergadura de asas que varia entre 270 a 310cm. É um animal com uma plumagem quase uniforme por todo o corpo, de cor preta-acastanhada. A cabeça é desprovida de penas, está apenas coberta por uma penugem de cor clara, com algumas partes pretas, nomeadamente ao redor dos olhos e do pescoço. O bico é forte, comprido e de cor castanha e as patas são cinzentas. É de salientar o formato das asas quase retangulares e da cauda, em forma de cunha.
Alimentação: Este animal tem um regime carnívoro necrófago, pois apenas se alimenta de carcaças de animais de tamanho médio a grande, que encontra mortos. Casualmente pode ingerir animais vivos, como tartarugas ou lagartos.
Reprodução: Os abutres negros só atingem a maturação por volta dos 3 aos 6 anos de idade, no entanto, após este período formam casais estáveis e que podem durar muitos anos. A época de reprodução inicia-se em janeiro com a construção dos ninhos, nas fendas das rochas íngremes e de difícil acesso. Entre os meses de fevereiro e abril ocorrem as posturas. O período de incubação deste animal varia entre 54 e 56 dias, sendo que normalmente nasce uma a duas crias. Estas, depois de eclodirem do ovo, demoram entre 95 a 120 dias até se tornarem independentes. É de salientar que o abutre negro não nidifica todos os anos.
Distribuição: Estas aves podem ser avistadas, com frequência no sul da Europa, na Ásia e no Médio Oriente. Mais raramente pode ser avistada a sobrevoar os céus de Portugal, uma vez que se encontra em perigo de extinção. No entanto, ainda pode ser avistada nos parques naturais do Douro Internacional e do Tejo Internacional, na serra da Malcata, na serra de São Mamede e no Alto Alentejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário