Nome: Garça-real (Ardea cinerea)
Características: A garça-real é uma espécie notável e de fácil reconhecimento no campo. Normalmente atinge 90 cm de comprimento, entre 175 e 195 cm de envergadura e cerca de 2 kg de peso. A plumagem deste animal, no seu estado adulto domina entre os tons de cinzento, preto e branco. A cabeça e o pescoço são, na sua maioria brancos, à exceção de uma coroa preta. O bico é amarelo e as patas cor de carne. Em relação ao dorso é cinzento, tal como uma parte das asas, a outra parte, ou seja as penas primárias e as secundárias são pretas.
Alimentação: A Garça-real é uma ave que se alimenta, geralmente em águas pouco profundas e captura essencialmente peixe, anfíbios, pequenos mamíferos, insetos e répteis. Mais raramente ainda pode consumir crustáceos, moluscos, aves e matéria vegetal.
Reprodução: Este é um animal que normalmente não se reproduz isoladamente, antes porém nidificam em colónias. A garça-real constrói o ninho e geralmente, ocupa o mesmo ninho nos anos seguintes. Põe entre 3 a 5 ovos, no início do mês de março e prolonga a incubação cerca de 25 dias. As crias ao fim de 25 dias já são suficientemente crescidas e já se aventuram fora do ninho, no entanto só atingem a emancipação ao final de 50 dias.
Distribuição: A garça-real pode ser encontrada desde o norte de África e Eurásia até à Manchúria, assim como um pouco por toda a Europa. Em Portugal, a população das garças está maioritariamente concentrada no alto Alentejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário