segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Conheces este animal? - Pisco-de-peito-ruivo


Nome: Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)


Características: O pisco-de-peito-ruivo é um pequeno pássaro com cerca de 14cm de comprimento e 20 gramas de peso. Em Portugal, é uma ave de fácil observação a saltitar pelo chão ou nos ramos baixos das árvores. Sempre com uma posição vertical, tem no peito uma grande mancha de cor laranja que se estende até à face. As restantes partes inferiores são de uma tonalidade branco sujo e as partes superiores, apresentam cor castanha. Não existe dimorfismo sexual, entre indivíduos da mesma espécie, embora os machos sejam ligeiramente mais corpulentos do que as fêmeas. É uma ave que apresenta um canto muito variável, desde muito melodioso a metódico, no entanto ouvem-se quase durante todo o ano.


Alimentação: O regime alimentar deste animal, varia consoante as estações do ano. Durante a primavera e o verão é quase exclusivamente insetívoro, alimenta-se de insetos, pequenas aranhas e pequenos invertebrados, ao passo que durante o outono e o inverno torna-se frugívoro, uma vez que se alimenta à base de bagas, de zambujeiros, aroeiras, medronheiros e madressilvas, entre outros.


Reprodução: O pisco-de-peito-ruivo é uma espécie que nidifica entre abril e julho. Após a construção de um ninho volumoso, a fêmea põe entre 4 a 6 ovos brancos ou ligeiramente azulados com pequenas mancas avermelhadas. A incubação dura 13 a 14 dias e ao fim de outros 13 dias, as novas crias estão preparadas para os abandonarem.


Distribuição: Esta é uma ave típica da Europa, do Médio Oriente e do Norte de África. Em Portugal, é uma ave bastante abundante, no entanto, a sua distribuição varia consoante as estações do ano. Durante o outono e inverno, encontra-se em todo o território português, desde o norte ao sul e do interior ao litoral. No entanto, durante a primavera e o verão, está mais concentrada nas regiões mais húmidas e próximas do litoral. É de salientar que nas ilhas dos Açores e da Madeira, encontra-se igualmente distribuída durante todo o ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.