quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como se formam as nuvens?


Uma das curiosidades que podes aprender nas aulas de Ciências Naturais é a formação das nuvens. Para te ajudar, aqui vais poder saber como é que elas surgem e como se formam.

As nuvens são massas de água que estão na atmosfera. Contudo, ao contrário do que muita gente pensa, a água de uma nuvem não está no estado gasoso. A nuvem é um conjunto de muitas partículas de água, muito pequenas, no estado líquido ou sólido. Por serem tão pequenas e leves, as nuvens flutuam no ar.


Mas como é que se formam as nuvens?

Já deves ter ouvido falar nas aulas de Ciências Naturais em evaporação. A evaporação é o processo em que a água passa do estado líquido para gasoso. Isso acontece constantemente, seja no mar, rios, lagos, ou pequenos charcos de água. Dessa forma, a água líquida passa a gasosa: vapor de água. Este gás fica assim a fazer parte do ar que nos rodeia. 


O ar está em constante movimento. O ar frio tende a ir para onde o ar está quente e vice-versa. Assim, como o ar perto do solo está mais quente, ele vai subir para onde está mais frio. Quando sobe, irá chegar a um ponto onde vai encontrar ar mais frio, o que provoca condensação do ar. A condensação é o processo de passagem de água no estado gasoso para o estado líquido. Quando isso acontece a muitos metros de altitude, irão formar-se muitas pequenas partículas de água, que por serem tão minúsculas e leves, formam uma nuvem que flutua no ar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.