segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Conheces este animal? - Perceve


Nome: Percebe ou Perceve (Pollicipes pollicipes)


Caraterísticas: O percebe é um crustáceo marinho. Na sua fase adulta, apresenta o corpo dividido em duas partes bastante diferenciadas: unha ou capítulo (parte superior) e o pedúnculo (parte inferior). A unha ou capítulo é o corpo do percebe, revestido por uma concha de várias placas calcárias, tem como principal função a proteção do percebe contra os predadores e contra a desidratação durante a maré baixa. Em relação ao pedúnculo, este está revestido por pequenas escamas, é flexível, forte e tem como função a proteção dos órgãos reprodutores femininos, assim como a glândula adesiva, que produz a substância que adere ao substrato. É de salientar que este marisco é muito apreciado como alimento.


Alimentação: Em relação à alimentação, este animal é um consumidor primário que se alimenta por filtragem. No seu regime alimentar incluem-se diatomáceas, detritos, crustáceos, copépodes, camarões e moluscos.


Reprodução: Esta espécie animal é hermafrodita, ou seja, tem capacidade para se reproduzir sozinha, deste modo, a fecundação ocorre na cavidade do manto. Formam-se os ovos que são incubados, até `a eclosão, no interior do manto. Após a eclosão, na fase larvar, esta espécie animal passa por diferentes estádios de desenvolvimento até atingirem a idade adulta. O período de reprodução tem início na primavera e prolonga-se até outubro.


Distribuição: Este animal encontra-se distribuído ao longo das costas de Portugal, Espanha, França, Marrocos até ao Senegal. Este percebe fixa-se em rochas de regiões de águas movimentadas, principalmente em falésias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.