segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Conheces este animal? - Sapo parteiro ibérico


Nome: Sapo parteiro ibérico (Alytes cisternasii)


Características: O sapo parteiro ibérico é um anfíbio sem cauda, de pequenas dimensões, uma vez que pode atingir apenas 4,5cm de comprimento. É um animal que possui membros curtos, com 5 dedos nas patas posteriores e 4 dedos nas patas anteriores. Na cabeça, ostenta uns olhos salientes, laterais, com pupila vertical e a íris dourada com pontos negros. Apresenta o corpo coberto com pele nua ligeiramente verrugosa nas costas, de tonalidade parda com muitas manchas escuras, desde castanho até cinzento e esverdeado. No ventre, apresenta uma tonalidade muito clara.


Alimentação: Em relação ao regime alimentar, este animal tem uma alimentação muito variada, desde insetos, aracnídeos, miriápodes até aos gastrópodes. Quando estão a viver a fase de girino, podem-se alimentar de vegetais e invertebrados aquáticos.


Reprodução: A época de reprodução inicia-se no outono, quando o macho começa a tentar atrair a fêmea. Depois da fecundação, em meio terrestre, o macho enrola os cordões de ovos nas suas pernas e transporta-os durante todo o período de incubação, entre 20 a 28 dias. Na altura da eclosão dos ovos, os machos dirigem-se a um ambiente aquático, para os girinos eclodirem dos ovos.


Distribuição: Esta espécie animal está distribuída apenas na região sudoeste da Península Ibérica. Na região portuguesa, apenas existe a sul do rio Tejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.