Nome: Sardão (Lacerta lepida ou Timon lepida)
Características: O sardão é o maior lagarto da Península Ibérica, por vezes pode atingir os 80cm de comprimento. O seu corpo apresenta um aspeto robusto com uma cabeça saliente, membros fortes e uma cauda muito comprida. Tem o corpo coberto de pele nua, de tonalidade verde e amarela com manchas escuras, no dorso. O ventre é esbranquiçado ou amarelado e nos flancos apresenta 3 ou 4 filas de manchas azuis, por vezes rodeadas de preto. Em relação à cauda, esta exibe a mesma coloração do resto do corpo, exceto quando ela é regenerada, pois estes lagartos têm a capacidade de regenerar a sua cauda quando, por qualquer situação de perigo ou de ameaça, a perdem.
Alimentação: Em relação ao regime alimentar, este animal alimenta-se sobretudo de insetos, no entanto também se pode alimentar de caracóis, lagartixas, lesmas, cobras de água, ovos e crias de aves, frutas e restos vegetais.
Reprodução: A época de reprodução desta espécie animal começa quando uma fêmea invade o território de um macho e este a persegue, dando-lhe pequenas mordidelas na parte traseira do corpo, até a conseguir bloquear para evitar ser mordido, ocorre então a fecundação. Após um período de gestação que dura entre 70 a 102 dias, a fêmea deposita debaixo de pedras ou de troncos, entre 5 a 22 ovos, que levam cerca de 2 a 3 meses até serem incubados.
Distribuição: Esta espécie de sardão pode-se encontrar na Península Ibérica, no noroeste de Itália e no sul da França.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarÉ um lindo animal, tenho um no meu quintal.
ResponderEliminar