quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dentição dos mamíferos


O tipo de dentição de cada mamífero varia consoante o seu regime alimentar. Assim, temos a dentição dos herbívoros, dos carnívoros e dos omnívoros. Em cada caso, a dentição está adaptada aos alimentos que compõem o seu regime alimentar (para saberes mais sobre os regimes alimentares, clica aqui). Mas antes de apresentarmos cada tipo de dentição dos mamíferos, é importante explicar que existem três principais grupos de dentes: incisivos, caninos e molares. Cada um tem uma função específica. Assim:

- incisivos: função de corte (usados para cortar plantas);
- caninos: função de rasgar (usados para rasgar os tecidos musculares dos animais);
- molares: função de triturar os alimentos (usados para triturar os alimentos ingeridos).


Dentição dos mamíferos carnívoros

Dentição dos mamíferos carnívoros
retirado de espacociencias.blogspot.com

Nos animais carnívoros a dentição é completa, isto é, apresenta os três tipos de dentes. Sendo um animal que se alimenta exclusivamente de outros animais, os incisivos são pouco desenvolvidos, ao contrário dos caninos, fortes, aguçados e poderosos. Quanto aos molares, eles serão pontiagudos para esmagar e triturar os alimentos.


Dentição dos mamíferos omnívoros

Dentição dos mamíferos omnívoros
retirado de espacociencias.blogspot.com

Sendo os animais omnívoros, animais que se alimentam tanto de plantas, como de animais, a sua dentição terá de ter dentes que permitam cortar plantas e rasgar carne. Assim, os incisivos e os caninos serão desenvolvidos (não tanto como nos herbívoros e carnívoros, respetivamente), e os molares inferiores e superiores encaixam na perfeição, de modo a conseguirem triturar os vários alimentos. Também nos mamíferos omnívoros a dentição é completa.


Dentição dos mamíferos herbívoros

Dentição dos mamíferos herbívoros
retirado de espacociencias.blogspot.com

Nos animais herbívoros a dentição é incompleta, já que não possuem caninos. No seu lugar existe um espaço vazio, denominado barra ou diastema. Os incisivos serão muito desenvolvidos, fortes, longos, como lâminas, de forma a cortar as plantas. Os molares serão mais largos, com algumas pregas, para ajudar a esmagar e a triturar os alimentos.



1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.