quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Descobertas reservas de água de baixa salinidade no fundo dos oceanos


Uma solução alternativa à falta de água no futuro.
foto de Ramon F. Velasquez

Numa altura em que se fala cada vez mais na necessidade de proteger a água, devido aos efeitos nocivos que a poluição e a má utilização da água doce existente no planeta Terra, estudos vêm mostrar que existem enormes reservas de água, com baixo nível de salinidade, no fundo do mar. Tendo em conta que a água doce é apenas 1% de toda a água existente no planeta, e que boa parte dessa água está sob a forma de calotes polares, esta é uma boa notícia. 

Segundo uma equipa da Flinders University, Austrália, liderada por Vincent Post, existem aquíferos em diversos locais sob os oceanos, num volume de 500 mil km cúbicos de água doce ou salobra. Só para ter uma noção, este valor é cem vezes maior do que toda a água extraída na zona superficial crosta terrestre no século passado em todo o planeta. É assim potencialmente uma notícia fantástica.

Contudo, a possibilidade de extrair estas enormes quantidades de água é ainda uma opção longínqua, pois acarreta enormes custos. Contudo, e face a uma possível escassez de água no futuro, esta hipótese é ainda assim mais vantajosa do que o processo de dessalinização da água do mar, pois esta tem ainda maiores custos monetários e energéticos.

Por isso, cabe a cada um de nós continuar a fazer todos os possíveis para preservarmos este líquido essencial para a vida humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.