quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dieta mediterrânica


Uma das dietas mais saudáveis em todo o mundo é a dieta mediterrânica. O conceito de dieta mediterrânica surgiu através do estudo das várias dietas dos países mediterrânicos, especialmente Portugal, Espanha, Itália e Grécia. No entanto, a dieta mediterrânica não é simplesmente um conjunto de alimentos, mas sim um estilo de vida, que combina a alimentação, forma de cozinhar, forma de comer, atividade física, entre outros. Todos estes fatores conjugados fazem da dieta mediterrânica uma excelente promotora da saúde e longevidade humana.

A dieta mediterrânica assenta em alguns pilares:

- abundância de cererais, vegetais e de frutas na alimentação;
- pão;
- azeite;
- consumo moderado de carne e peixe;
- consumo moderado de vinho à refeição.

Esta dieta é assim rica em hidratos de carbono complexos, fibras, alto teor de gorduras monoinsaturadas em contraponto a um baixo teor de gorduras saturadas, sendo também rica em vitaminas e minerais, e ainda, em substâncias antioxidantes. Tudo isto torna esta dieta ideal para a manutenção da saúde.

Como referimos em cima, não basta este conjunto de alimentos para receber todos os efeitos benéficos da dieta mediterrânica. A forma como os alimentos se cozinham, a forma como se come, e a atividade física, são essenciais para o sucesso desta dieta. 

Assim, na dieta mediterrânica os alimentos são processados (cozinhados, enlatados ou conservados) o mínimo possível, de forma a manter ao máximo as suas características, e quando são cozinhados, o facto de se preferir o azeite à manteiga torna logo esse processo mais saudável. O facto de se comer à mesa, em convívio, com tempo e com calma é também um ponto fundamental na dieta mediterrânica. Por fim, a atividade física. O conceito de dieta mediterrânica assenta também neste ponto, em que deverá ser feito diariamente 30 minutos de exercício moderado (por exemplo, caminhar).

Por fim, apenas destacar uma palavra que é essencial nesta dieta: moderação. A moderação nas refeições, no azeite, no vinho, no exercício, é a chave para ter uma saúde de ferro e uma grande longevidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.