quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Experiências divertidas - Fazer areias movediças


Quantos de nós já vimos num filme alguém a cair em areias movediças, e imaginar porque razão eles parecem não conseguir sair de lá? Hoje vamos fazer uma experiência onde podemos recriar areias movediças, e dessa forma, podermos perceber qual a sensação que se tem dentro dessas famosas areias. 

Areias movediças é uma formação de solo onde existe um fluxo de água no sentido ascendente, que vai ocupar os espaços entre finos grãos de areia. A água que se vai introduzir nesses espaços diminuir o atrito entre os grãos de areia, o que vai provocar que a areia pareça um líquido viscoso. Por essa razão é que as pessoas parecem afundar-se nas areias movediças. De seguida apresentamos uma experiência que podes fazer em casa, com materiais que existem normalmente numa cozinha, em que conseguirás recriar areias movediças.


Fazer areias movediças


Material necessário:

- uma embalagem de farinha maizena (ou farinha de amido);
- água;
- recipiente largo de vidro.


Como proceder:

1 - Começa por colocar a farinha no recipiente.
2 - De seguida, começa a deitar lentamente a água. Após teres colocado um pouco de água, mexe com as mãos.
3 - Continua a deitar água, até a mistura ficar com o aspeto e consistência do mel. Geralmente para cada embalagem são necessárias entre 1 a 2 chávenas de água. 
4 - Coloca a mão dentro da mistura e agita os dedos. Pega num pedaço e aperta. Volta a abrir a mão e vê o que acontece.


Podes ver no vídeo qual o resultado da experiência. Mas nada como fazer em casa! Para mais experiências divertidas, clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.