Nome: Alfaiate (Recurvirostra avosetta)
Características: O alfaiate é uma limícola graciosa que exibe uma plumagem branca e preta por todo o seu corpo. É portadora de um par de patas cinzento-azuladas longas, um bico comprido, estreito e fortemente recurvado para cima, de forma que a sua identificação se torna inconfundível. Quando estão em voo, os alfaiates encolhem o pescoço e esticam as patas para trás. Também se podem deslocar em meio aquático, pela natação.
Alimentação: Em relação à alimentação, a sua dieta alimentar é composta por invertebrados, insetos, crustáceos e pequenos peixes que normalmente apanham com o seu bico estreito e curvado para cima. As suas patas estreitas e compridas e a sua boa capacidade de natação permitem-lhe procurar alimento em lagos e charcos, sem grande dificuldade.
![]() |
foto de Neokortex |
Reprodução: Após a construção do ninho, quase sempre perto da água, a fêmea desta espécie inicia a postura geralmente de 2 a 5 ovos. Depois, o período de incubação estende-se entre 20 a 28 dias, realizado pelos dois elementos do casal. As crias nascem e desde muito pequenas que são excelentes nadadoras, no entanto, são necessários entre 35 a 42 dias para que se tornem voadoras.
Distribuição: Este animal está distribuído na natureza por toda a região do Paleártico, principalmente na Europa. Em Portugal, existe uma pequena população nidificante no sotavento algarvio, no entanto o estuário do Tejo e o do Sado, são locais muito importantes no que respeita à importância da conservação desta espécie, a nível europeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário