segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Conheces este animal? - Zarro comum (Aythya ferina)


Nome: Zarro comum (Aythya ferina)


Características: O Zarro comum é um pato que mede cerca de 46 cm de comprimento, 80 cm de envergadura e pesa entre 800 a 1100 gr. Com o objetivo de conquistar as melhores fêmeas para acasalarem, os machos na época da parada nupcial, tornam-se vistosos e inconfundíveis. Apresentam uma plumagem cinzenta claro no dorso e nos flancos e um peito preto. As penas da cauda também são pretas. A cabeça e o pescoço são de cor vermelha-ferrugem. Na cabeça exibe uns olhos vermelhos e bico preto atravessado por uma faixa cinzento-azulada. As fêmeas apresentam uma plumagem acastanhada com o peito esbranquiçado. Também apresentam a faixa no bico, mas é mais difícil de distinguir. Quando estão em voo, as asas são cinzento-acastanhadas, mas apresentam uma tonalidade mais clara, no macho.


Alimentação: Em relação à alimentação, este animal varia consoante a disponibilidade da época em que se encontra e do local onde habita. No entanto, entre as suas preferências alimentares encontram-se sementes, raízes, plantas aquáticas, algas, crustáceos, anfíbios e pequenos peixes invertebrados que consegue capturar quando mergulha em águas pouco profundas.

Foto de Richard Barrett-Small

Reprodução: A época de reprodução inicia-se em março, com a parada nupcial. Depois entre os meses de abril e de maio, são escolhidos os respetivos pares e a fêmea inicia a construção do ninho, entre a vegetação densa. Após a elaboração do ninho, a fêmea põe entre 6 a 10 ovos e de seguida incuba-os. O período de incubação dura entre 24 a 26 dias, período após o qual, as crias nascem e estão prontas a mergulhar, ao fim de aproximadamente 2 meses, as crias estão prontas para fazer a sua vida independente. 


Distribuição: Esta espécie animal distribui-se pela Europa Oriental, Norte e Ocidente. Em Portugal, é mais frequente no sul do país, uma vez que prefere águas pouco profundas, lagos, albufeiras, rios, estuários e lagoas costeiras.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.