quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Fecundação humana


A reprodução é o processo que permite a elementos da espécie gerar descendentes semelhantes, e capazes também de se reproduzir. Existem dois tipos de reprodução: sexuada e assexuada. Na reprodução assexuada apenas intervém um indivíduo, enquanto que na reprodução assexuada são necessários dois elementos: um macho e uma fêmea. Muitas plantas e a maioria dos animais reproduzem-se desta forma.

A reprodução humana é sexuada, já que necessita de um homem e de uma mulher. Tanto um como o outro têm aparelhos sexuais adaptados à sua função reprodutora. Assim, o aparelho reprodutivo do homem terá a função de produzir as células sexuais masculinas (espermatozóides), e dar-lhe as condições para atingir a célula sexual feminina (óvulo), enquanto que o aparelho reprodutivo da mulher tem a função de produzir e libertar os óvulos e dar as condições a que ocorra a fecundação e o desenvolvimento do novo ser.

foto de ScienceGenetics

Nos humanos, a fecundação é interna, pois ocorre dentro do corpo da fêmea. O ato sexual é assim a forma que os seres humanos têm para poder reproduzir-se, pois através dele, os espermatozóides são introduzidos na mulher, indo depois ao encontro do óvulo, normalmente presente nas trompas de Falópio.

Assim, a fecundação humana irá ocorrer quando um espermatozóide e um óvulo se unem, formando uma única célula – o ovo. Quando a fecundação ocorre, inicia-se aí o desenvolvimento de uma nova vida. 

Se quiseres ver um vídeo desde a fecundação até ao nascimento, clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.