Nome: Escrevedeira-amarela (Emberiza citrinella)
Características: A escrevedeira amarela é uma ave que apresenta uma cauda comprida. A sua plumagem é de um tom amarelo limão, no entanto a tonalidade é mais intensa no macho e mais discreta na fêmea. Apresenta ainda um uropígio castanho ruivo, com pontos amarelos mais intensificados no macho. O dorso é acastanhado com riscas pretas e na cauda podem ser observadas retrizes brancas, especialmente quando a ave vai em pleno voo. Na cabeça apresenta um bico pequeno com uma mandíbula inferior cinzenta azulada de tonalidade clara. Na época da reprodução as cores do mancho tornam-se mais intensas e vistosas, enquanto as das fêmeas continuam discretas.
![]() |
foto de Marek Szczepanek |
Alimentação: Esta ave durante a época de reprodução alimenta-se particularmente de invertebrados, tais como borboletas, lagartas, gafanhotos, moscas e escaravelhos. Na época normal alimenta-se sobretudo de material vegetal e sementes de cereais.
Reprodução: A época de reprodução deste animal tem início no fim do mês de abril e prolonga-se até agosto. Após este período e a construção dos ninhos, realizam-se as posturas de 4 a 5 ovos. Normalmente é a fêmea que faz a construção do ninho, no chão e escondido entre a vegetação. O período de incubação situa-se entre 12 e 14 dias e é levado a cabo apenas pela fêmea.
foto de Notafly |
Distribuição: Esta espécie animal está distribuída na natureza de forma contínua pelas regiões temperadas do paleártico ocidental. Em Portugal, encontra-se apenas no extremo norte do país, desde o distrito de Vila Real até ao de Viana do castelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário