segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Conheces este animal? - Lampreia (Petromyzon marinus)


Características, reprodução, alimentação e distribuição da Lampreia (Petromyzon marinus)

Nome: Lampreia (Petromyzon marinus)


Características: A lampreia é um vertebrado aquático semelhante aos peixes, mas não possui mandíbulas. Durante o seu ciclo de vida a lampreia apresenta duas fases distintas, uma fase larvar em que os olhos são muito rudimentares, ainda estão cobertos por pele, a boca não tem dentes e apresenta a forma de ferradura. Na fase adulta apresenta um corpo parecido com o de uma serpente, com a cabeça pouco diferenciada do corpo. A boca tem a forma circular e funciona como uma ventosa coberta de dentes cónicos. Por detrás da cabeça, encontram-se as fendas branquiais, situadas de cada lado do corpo. Na parte posterior do corpo, possui ainda duas barbatanas dorsais. Em relação ao revestimento, a pele deste animal é lisa e desprovida de escamas. Pode atingir 83cm de comprimento e pesar 1100g. Pode ainda viver até aos 18 anos.


Alimentação: Em relação ao regime alimentar, na sua fase larvar, este animal leva uma vida muito sedentária, alimenta-se apenas de diatomáceas e detritos. Ao fim de um certo tempo, que pode durar cerca de 7 anos, deixa de se alimentar, sofre uma metamorfose e transforma-se num animal juvenil. Na fase adulta é um peixe parasita, que se fixa com a sua boca ventosa a peixes e mamíferos marinhos. Após a fixação rasga a pele do hospedeiro e suga o seu sangue.

Características, reprodução, alimentação e distribuição da Lampreia (Petromyzon marinus)


Reprodução: A reprodução das lampreias ocorre nos rios, pelo que a sua fase larvar é sempre passada no rio onde nascem. Quando em estado adulto chega o momento da reprodução, as lampreias migram. Durante este percurso, elas sofrem modificações fisiológicas e morfológicas, necessárias à reprodução. Cada fêmea gera milhares de ovos que vai depositar em ninhos, no fundo do rio. No final do período da reprodução, as lampreias morrem devido à grande degeneração dos órgãos internos que ocorreu durante a época de reprodução.


Distribuição: A lampreia é um animal migrador, pelo que a sua vida em fase larvar é nos rios onde nascem e numa fase posterior, já em estado juvenil e adulto, elas vivem no mar. A sua distribuição é bastante comum entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Na Europa, este animal pode ser avistado, por todo o país, em especial pelos mares do norte de Portugal e Sudoeste da França.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.