segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Conheces este animal? - Licanço (Anguis fragilis)


Nome: Licanço (Anguis fragilis)


Características: O licanço, sendo conhecido como cobra-de-vidro, não é uma cobra mas sim um lagarto desprovido de membros. A cabeça é curta e a cauda é pouco diferenciada do corpo. Apresenta o corpo alongado e de forma cilíndrica. Este animal pode atingir 20cm de comprimento e cerca de 40gr de peso. Em relação ao revestimento, apresenta o corpo coberto por escamas muito lisas, brilhantes e de cor castanha, parda ou creme, no dorso e geralmente, numa tonalidade mais escura nos flancos. Em relação ao ventre ele é acinzentado ou preto. Os machos são um pouco mais fortes e mais robustos do que as fêmeas e apresentam uma cabeça maior e mais diferenciada do resto do corpo. O licanço à semelhança de outros lagartos pode perder a cauda e ela volta a crescer, no entanto, dificilmente atinge o tamanho inicial.

características, alimentação, reprodução e distribuição do Licanço (Anguis fragilis)
foto de Marek_bydg


Alimentação: Em relação à alimentação, este animal inclui na sua dieta alimentar lagartas, larvas, caracóis, lesmas, minhocas, aranhas, insetos e outros artrópodes, pelo que são bastante úteis em jardins, uma vez que ajudam a controlar algumas pragas prejudiciais como as lesmas ou os insetos.


Reprodução: O período de reprodução desta espécie inicia-se no fim da hibernação. A gestação demora entre 11 a 13 semanas, pelo que as crias nascem entre agosto e setembro. Geralmente cada progenitora gera entre 6 a 22 crias e como os licanços são uma espécie ovovivípara, as crias quando nascem já estão plenamente desenvolvidas e prontas para sobreviver.


Distribuição: O licanço é um animal que se encontra distribuído na natureza amplamente por toda a Europa. Na Península Ibérica encontra-se muito frequentemente a norte dos rios Tejo e Ebro, especialmente em zonas com bastante humidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.