![]() |
foto de Andreas Trepte, www.photo-natur.de |
Nome: Ostraceiro (Haematopus ostralegus)
Características: O ostraceiro é uma ave robusta inconfundível. Apresenta um corpo com cerca de 50cm de comprimento e uma plumagem invariável em tons de preto e branco. Na cabeça exibe um bico comprido e achatado lateralmente, perfeitamente adaptado ao seu regime alimentar, de cor laranja que se destaca do resto do corpo. As patas são relativamente longas, de cor rosa claro e capacitadas de dedos fortes e unidos na base por uma membrana interdigital. Apresenta ainda asas compridas e pontiagudas. Na época de reprodução a sua plumagem não muda de cor, mas intensifica o contraste das suas cores tornando-se o seu aspeto mais brilhante.
Alimentação: A alimentação deste animal é feita à base de invertebrados aquáticos, tais como, conchas de bivalves, crustáceos, gastrópodes e equinodermes. Quando estão em ambiente terrestre, alimentam-se à base de insetos e minhocas.
Reprodução: A reprodução dos ostraceiros inicia-se geralmente, no seu segundo ano de vida. Começam com a postura entre os meses de abril e maio. As fêmeas põem 3 ovos que são incubados, pelos dois indivíduos do casal, nos 25 dias seguintes. As crias desenvolvem-se perto dos progenitores durante o primeiro mês de vida. Este animal tem a particularidade de regressar ano após ano ao mesmo local de reprodução e usualmente criam um par para toda a vida.
Distribuição: Esta espécie encontra-se em grande desenvolvimento no norte da Europa. Em Portugal, esta ave invernante é usualmente encontrada na natureza por todo o país e normalmente é proveniente da Noruega, Grã-Bretanha e Alemanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário