O microscópio ótico composto (MOC) é um instrumento que permite observar objetos não visíveis a olho nu. É portanto um instrumento essencial para o estudo da Natureza, que existe em qualquer laboratório de escola e de investigação. O nome MOC está relacionado com o facto de a imagem ser resultado da combinação de duas lentes, que as tornam capazes de grandes ampliações.
Em baixo poderás ver um microscópio ótico composto, bem como a indicação de todos os seus componentes. Num MOC existem dois conjuntos de peças: a parte ótica e a parte mecânica. A parte ótica é constituída por todos os componentes que permitem a observação, enquanto que a parte mecânica é constituída por todas as peças que suportam as peças da parte ótica.
Constituição de um microscópio ótimo composto
![]() |
desenho (adaptado) de Chiquidama |
A parte ótica é composta pela lente ocular, pelas lentes objetivas, pelo espelho, diafragma e condensador. Hoje em dia, o espelho foi substituído por outras fontes de luz, como uma lâmpada ligada à eletricidade ou a pilhas.
A combinação da lente ocular com a lente objetiva é que determina o grau de ampliação. Por exemplo, se a lente ocular for x10 e a lente objetiva for x200, então a ampliação total resulta do produto entre esses números, alcançando-se assim uma ampliação de x2000.
A parte mecânica é composta por todos os outros componentes, que têm a função de suportar todos os constituintes da parte ótica.
Sem comentários:
Enviar um comentário