quinta-feira, 27 de março de 2014

Funções da folha

A folha é um dos órgão da planta, tendo várias funções essenciais para o funcionamento e para a vida da planta. Em baixo poderás conhecer quais as funções da folha. 

Conheça quais as funções da folha


Funções da folha


- É nas folhas que a planta realiza a fotossíntese, e transforma seiva bruta em seiva elaborada. Ou seja, é nas folhas que a planta transforma matéria mineral em matéria orgânica, produzindo o seu próprio alimento. É neste órgão que a planta realiza uma das suas funções mais vitais para a vida no nosso planeta.


- As folhas têm ainda a função de permitir a transpiração da planta, ou seja, na planta existem uns pequenos orifícios por onde perde água por transpiração.


- Outra função fundamental da folha é a troca gasosa realizada com o meio ambiente, necessária para a respiração celular, bem como, para a realização da fotossíntese. Assim, através dos mesmos orifícios por onde perde água por transpiração, a planta realiza as suas trocas gasosas. Na respiração celular, tal como em qualquer outro ser vivo, a planta necessita de oxigénio e liberta dióxido de carbono. Já na fotossíntese é o oposto, já que a planta necessita de dióxido de carbono, produzindo e libertando no processo oxigénio. Outra função vital para a vida no planeta Terra.


- Por fim, outra das funções da folha, que apenas ocorre nalgumas plantas, é a de reserva de alimento. Ou seja, nalguns casos, a folha é utilizada para armazenar matéria orgânica não utilizada, para ser usada em tempos de menor abundância.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.