segunda-feira, 24 de março de 2014

Porque é que os flamingos são cor de rosa?


foto de Aaron Logan

Será que os flamingos nascem cor-de-rosa? Na verdade, esta linda ave nasce com as penas brancas. Então porque é que os flamingos são cor-de-rosa? Os flamingos têm as penas tingidas em cor-de-rosa devido a uma substância química natural existentes nalguns animais, chamada de betacaroteno, um pigmento que existe em crustáceos e algas que fazem parte da dieta do flamingo. Estes crustáceos e algas existem em lagos salgados em várias partes do planeta, que são procurados por estas aves, não para ficarem cor-de-rosa, mas sim porque o betacaroteno existente nesses alimentos é essencial para que o flamingo possa produzir vitamina A, fundamental na construção do organismo.

foto de Ljmdbw

Todos os anos, bandos de milhares de flamingos migram em direção a esses lagos, para poderem alimentar-se e conseguir essa tão importante substância para o funcionamento e construção do seu organismo. 

Em Portugal, é possível observar o flamingo comum é vários locais, especialmente no estuário do Tejo e na zona norte do estuário do Sado.

4 comentários:

  1. Se um ser humano (ou uma pessoa albina) tivesse uma dieta baseada nisso, a cor de alguma coisa iria mudar nele igual acontece nos flamingos?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.