quinta-feira, 10 de abril de 2014

Caverna Voronya - o maior abismo terrestre


Uma caverna é uma cavidade rochosa debaixo do solo, com tamanho suficiente para um homem poder aí movimentar-se. Uma caverna é formada ao longo de milhares de anos, através de vários fenómenos químicos, biológicos, atmosféricos ou tectónicos. Pode também ser formado através de fenómenos sísmicos. Existem cavernas de variados tamanhos, comprimentos e profundidades, mas nenhuma bate a caverna Voronya, também conhecida como caverna Krubera-Vorónia. 




A caverna Voronya é o maior abismo terrestre do mundo, atingindo a profundidade de 2,191 metros. Situa-se no Maciço Arabika, na Abecásia, na zona do Cáucaso. A caverna Voronya foi descoberta por descobridores georgianos em 1960, tendo feito uma exploração inicial que os levou até aos 180 metros de profundidade. Ao longo dos anos, com as contínuas expedições aos confins da caverna Voronya, chegou-se à marca atual dos -2,191 metros. Até hoje, a maior profundidade atingida por ser humano foi alcançado por uma russo-ucraniana, ao chegar aos -2080 metros.


Apesar desta profundidade ser a máxima profundidade conhecida em terra, nos oceanos existe um abismo muito maior, sendo possível descer mais de 11.000 metros abaixo do nível do mar. Este abismo, o maior abismo conhecido em todo o planeta, chama-se Fossa das Marianas, e fica no oceano Pacífico. 

Fotos retiradas de www.anatoliamed.com







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.