segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conheces este animal? - Escaravelho aquático (Dytiscus marginalis)


Características, reprodução, alimentação e distribuição do Escaravelho aquático (Dytiscus marginalis)


Nome: Escaravelho aquático (Dytiscus marginalis)


Características: O escaravelho aquático é um inseto que apresenta forma do corpo hidrodinâmica, pois está muito bem adaptado à vida aquática. No estado adulto pode atingir cerca de 30mm de comprimento enquanto as larvas podem chegar aos 60mm. Os seus membros são achatados e as patas posteriores funcionam como remos. Em relação à sua coloração, tem uma cor acastanhada escura e negra no corpo e amarelada nas patas, à volta da cabeça e no tórax. Os machos apresentam as asas mais brilhantes e lisas ao passo que as fêmeas não apresentam brilho e são estriadas a todo o comprimento. No estado larvar apresentam um corpo longo assim como a cabeça e as mandíbulas. 


Alimentação: Este é o animal mais rápido e o maior carnívoro de todos os insetos aquáticos, pois tanto na fase larvar como na fase adulta são predadores insaciáveis, alimentam-se de algumas espécies de animais aquáticos, tais como insetos, moluscos, larvas, anfíbios adultos e mesmo pequenos peixes.


Reprodução: Pela altura da primavera, o macho e a fêmea juntam-se para acasalar. Depois de acasalar a fêmea deposita os ovos dentro de cavidades escavadas nos caules da vegetação aquática. Passadas algumas semanas os ovos eclodem com as larvas que vão sofrendo várias mudas até atingirem o estado adulto.

Características, reprodução, alimentação e distribuição do Escaravelho aquático (Dytiscus marginalis)


Distribuição: Esta espécie animal é nativa da Europa e do norte da Ásia. Pode ser encontrada quase em todos os charcos, lagos ou em locais com fraca corrente, com muita vegetação, desde que as águas sejam temperadas, à exceção da costa mediterrânea francesa. Também pode ser encontrada no Japão e em alguns estados do norte dos EUA e do Canadá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.