quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tipos de micróbios


Os micróbios são seres vivos minúsculos, apenas visíveis através de um microscópio, também denominados de microorganismos, que vivem em todos os ambientes do planeta, desde a atmosfera até ao fundo dos oceanos. 

Existem vários tipos de micróbios, sendo os grupos principais os seguintes:

- Vírus
- Bactérias
- Fungos
- Protozoários


  • Vírus

Tipos de micróbios
Foto de Graham Colm
Os vírus são os organismos mais simples que existem. Os vírus são partículas constituídas por uma cápsula proteica que protege o material genético, apenas conseguindo realizar as suas funções vitais (reprodução e metabolismo) dentro de células. Por essa razão, há muitos cientistas que não consideram o vírus um verdadeiro ser vivo.


  • Bactérias

Tipos de micróbios

As bactérias são seres vivos procariontes, constituídos por apenas uma célula (unicelulares), sem núcleo organizado pertencentes ao reino Monera. Apesar de existirem muitas bactérias patogénicas, estes organismos são essenciais na biosfera, já que são responsáveis pela reciclagem de nutrientes, e ainda, fundamentais nas funções de muitas plantas e animais.


  • Fungos

Tipos de micróbios

Os fungos são organismos que podem ser unicelulares (leveduras) ou pluricelulares. Os fungos pluricelulares são seres vivos constituídos por células filamentosas, com núcleo organizado. Estes organismos são heterotróficos, alimentando-se de matéria orgânica. 


  • Protozoários

Tipos de micróbios
Foto de Deuterostome
Estes organismos pertencem ao reino Protista, sendo seres unicelulares com o núcleo organizado. São também seres heterotróficos, vivendo geralmente na água.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.