![]() |
Foto de Fritz Geller-Grimm |
Nome: Rela comum (Hyla arborea)
Características: A rela comum é uma espécie arbórea cujo corpo mede cerca de 5cm de comprimento. Na cabeça, mais larga do que comprida, exibe uns olhos proeminentes e laterais com pupila horizontal elíptica e a íris dourada. Apresenta membros compridos com 5 dedos nas patas posteriores e 4 nas anteriores. Todos os dedos terminam numa espécie de discos adesivos. Os dedos estão unidos através de uma membrana interdigital. A sua pele nua é lisa e muito brilhante. A coloração da pele é geralmente de cor verde-vivo, no entanto a tonalidade vai variando consoante o seu habitat. A pele do ventre apresenta um aspeto mais granuloso e uma cor esbranquiçada ou amarelada.
Alimentação: No que respeita à alimentação, a dieta desta espécie animal, inclui diversos invertebrados tais como aranhas, moscas, formigas, pequenos escaravelhos e centopeias. Os girinos são herbívoros e detritívoros.
Reprodução: A época de reprodução deste animal, geralmente ocorre entre os meses de abril e junho. Os machos chegam ao local primeiro e tentam atrair a fêmea através de um chamamento. Quando ela chega eles abraçam-na pelas costas, é o amplexo axilar. O amplexo pode durar até cerca de 30 horas. A fêmea deposita então os cerca de 1000 ovos, em cacho. Normalmente os locais de postura escolhidos pelas relas são zonas de águas paradas ou com pouca corrente e alguma vegetação aquática.
![]() |
Foto de Christian Fischer |
Distribuição: A rela encontra-se distribuída por grande parte da Europa. Em Portugal, esta espécie animal pode ser avistada por quase todo o território continental, à exceção da zona algarvia e do interior alentejano.
Sem comentários:
Publicar um comentário