quinta-feira, 1 de maio de 2014

O que são micróbios


Os micróbios são organismos muito pequenos, também denominados de microorganismos, que apenas podem ser vistos no microscópio. Os micróbios existem em todos os ambientes do planeta, desde a atmosfera até ao fundo dos oceanos. Estes microorganismos podem ter formas e tamanhos diferentes, e ao contrário do que se pensa, não são todos organismos unicelulares (constituídos por apenas uma célula), já que existem alguns, como os fungos, que são pluricelulares (constituídos por várias células). 

paramécia (paramecium)
Foto de M. Linnenbach

Os micróbios podem ainda ser benéficos ou patogénicos. Os micróbios benéficos são aqueles que vivem em simbiose com o ambiente que o rodeia ou com outros seres vivos. Por exemplo, a flora intestinal do ser humano é constituído por milhões de micróbios, que têm uma função essencial na digestão dos alimentos. Já os micróbios patogénicos são micróbios que causam doenças.

Apesar de existirem vários grupos de microorganismos, de vários reinos, podemos falar de quatro tipos principais de micróbios:

- bactérias
- vírus
- fungos
- protozoários


Para saber mais sobre cada tipo de micróbios clica aqui.



2 comentários:

  1. O micróbio é o constituinte básico da vida. São seres vivos. Sem micróbios não havia vida em parte nenhuma. As células agregan-se para formar micro organismos. Que por sua vez se constituem em organismos cada vez maiores

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Gostaria muito de está recebendo informações sobre o assunto,muito bom nós entender-mos sobre e como manusear os Alimentos. Obrigado.. meu e mail luvieiraa37@gmail.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.