quinta-feira, 26 de junho de 2014

Como funciona uma colmeia de abelhas


As abelhas são insetos com a capacidade única de produção de mel. A partir do néctar das flores, as abelhas conseguem produzir este líquido, que servirá para a sua alimentação. Devido à recolha que faz do pólen das flores, este inseto tem também uma função polinizadora. Aliás, este inseto é responsável pela maior parte das polinizações que ocorrem no mundo das plantas. 

Como funciona uma colmeia de abelhas
Foto de Karsten Dörre

As abelhas vivem em sociedades altamente organizadas, compostas pela rainha, os zangões e as abelhas operárias. Estas sociedades abrigam-se em abrigos naturais ou construídos por elas, denominadas colmeias. No entanto, a dada altura da história da humanidade, o Homem aprendeu a domesticar as abelhas, colocando-as em colmeias artificiais, também chamadas de apiários, onde as abelhas produzem mel para consumo humano. Em baixo podes saber o que é uma colmeia e como funciona uma colmeia de abelhas.

Como funciona uma colmeia de abelhas
Foto de Carly & Art

Uma colmeia é assim uma colónia de abelhas, que pode ter entre 50 a 100 mil abelhas, e que serve para abrigar e criar as novas abelhas, e ainda, guardar o mel. Para saberes como funciona uma colmeia de abelhas, é fundamental perceber as funções de cada tipo de abelha.


Como funciona uma colmeia de abelhas

Numa colmeia de abelhas, existem três tipos de abelhas: as abelhas rainhas, os machos zangões, e as abelhas operárias. Se queres saber como funciona uma colmeia de abelhas, continua a ler.

As abelhas rainha são fêmeas férteis, com a capacidade de pôr centenas de ovos diariamente. 

Os zangões são as únicas abelhas macho, tendo a função de fecundar as abelhas rainha. Estas abelhas têm como única função a procriação, morrendo após a fecundação da rainha.

As abelhas operárias constituem a quase totalidade das abelhas de uma colmeia, tendo a função de criar e alimentar as larvas, e claro, recolher o pólen e produzir os favos de cera e o mel. Estas são as únicas abelhas com estruturas corporais (patas especializadas e aparelho bocal) apropriadas para recolher o pólen e o néctar das flores. Logo, são as únicas abelhas que realizam estas funções. 

Como funciona uma colmeia de abelhas
Foto de Richard Bartz


Dia-a-dia de uma colmeia de abelhas


Os zangões fecundam as abelhas rainha, que por sua vez, põem milhares de ovos. Estes ovos irão transformar-se em larvas, sendo alimentados pelas abelhas operárias mais jovens, com geleia real. Por usa vez, as abelhas operárias saem para recolher o pólen das flores. Este pólen, devido à acção de uma enzima no corpo da abelha, transforma-se em mel, que é depois depositado nos favos. Este mel é guardado para a alimentação diária da colónia de abelhas, mas também, como reserva para o inverno.

Como funciona uma colmeia de abelhas
Foto de Fernando Julio Biole

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.