As abelhas são insetos com a capacidade única de produção de mel. A partir do néctar das flores, as abelhas conseguem produzir este líquido, que servirá para a sua alimentação. Devido à recolha que faz do pólen das flores, este inseto tem também uma função polinizadora. Aliás, este inseto é responsável pela maior parte das polinizações que ocorrem no mundo das plantas.
![]() |
Foto de Karsten Dörre |
As abelhas vivem em sociedades altamente organizadas, compostas pela rainha, os zangões e as abelhas operárias. Estas sociedades abrigam-se em abrigos naturais ou construídos por elas, denominadas colmeias. No entanto, a dada altura da história da humanidade, o Homem aprendeu a domesticar as abelhas, colocando-as em colmeias artificiais, também chamadas de apiários, onde as abelhas produzem mel para consumo humano. Em baixo podes saber o que é uma colmeia e como funciona uma colmeia de abelhas.
![]() |
Foto de Carly & Art |
Uma colmeia é assim uma colónia de abelhas, que pode ter entre 50 a 100 mil abelhas, e que serve para abrigar e criar as novas abelhas, e ainda, guardar o mel. Para saberes como funciona uma colmeia de abelhas, é fundamental perceber as funções de cada tipo de abelha.
Como funciona uma colmeia de abelhas
Numa colmeia de abelhas, existem três tipos de abelhas: as abelhas rainhas, os machos zangões, e as abelhas operárias. Se queres saber como funciona uma colmeia de abelhas, continua a ler.
As abelhas rainha são fêmeas férteis, com a capacidade de pôr centenas de ovos diariamente.
Os zangões são as únicas abelhas macho, tendo a função de fecundar as abelhas rainha. Estas abelhas têm como única função a procriação, morrendo após a fecundação da rainha.
As abelhas operárias constituem a quase totalidade das abelhas de uma colmeia, tendo a função de criar e alimentar as larvas, e claro, recolher o pólen e produzir os favos de cera e o mel. Estas são as únicas abelhas com estruturas corporais (patas especializadas e aparelho bocal) apropriadas para recolher o pólen e o néctar das flores. Logo, são as únicas abelhas que realizam estas funções.
![]() |
Foto de Richard Bartz |
Dia-a-dia de uma colmeia de abelhas
Os zangões fecundam as abelhas rainha, que por sua vez, põem milhares de ovos. Estes ovos irão transformar-se em larvas, sendo alimentados pelas abelhas operárias mais jovens, com geleia real. Por usa vez, as abelhas operárias saem para recolher o pólen das flores. Este pólen, devido à acção de uma enzima no corpo da abelha, transforma-se em mel, que é depois depositado nos favos. Este mel é guardado para a alimentação diária da colónia de abelhas, mas também, como reserva para o inverno.
![]() |
Foto de Fernando Julio Biole |
Lê mais: Philips cria colmeia urbana
bOLADÃO DE PAU DURO
ResponderEliminarOla, gostei muito da materia que você escreveu,parabens. Estou criando um site, e colocarei seu site como fonte no final da Materia,depois que estiver pronto te mando o link.
ResponderEliminar