quinta-feira, 12 de junho de 2014

Como poupar água


A água, ao contrário do que muitos pensam, é um bem escasso. Apenas 3% da água do planeta é doce, e apenas 1% é doce e está no estado líquido. Sendo a água doce um bem essencial para a sobrevivência do ser humano, a sua preservação e gestão cuidada é fundamental. Além disso, a água é um bem cada vez mais caro, e ao saber como poupar água, estará também a poupar dinheiro. De seguida conheça algumas dicas sobre como poupar água. 

Foto de Matthew Bowden

Como poupar água


1. Não deixe as torneiras ligadas quando não estiver a precisar da água. Por exemplo, quando lava a louça, enquanto esfrega a louça, a água pode estar desligada.

2. Quando estiver a lavar louça, em vez de ter a água corrente ligada, pode lavar numa bacia, e apenas no final passar por água.

3. Seja rápido a lavar as suas mãos ou a tomar banho. Quando lava os dentes, prefira um copo com água em vez de ter a torneira ligada.

4. Desligue a água enquanto faz a barba, apenas ligando-a quando for mesmo necessário.

5. Prefira o duche ao banho de imersão. O duche (gasto de 30 a 80 litros) gasta muito menos água do que um banho de imersão (gasto de 200 a 300 litros).

6. Utilize a máquina de lavar roupa apenas quando estiver cheia. Se tem poucas peças, lave-as à mão. O mesmo se aplica na máquina de lavar louça.

7. Coloque uma garrafa de água cheia dentro do depósito de autoclismo. Se usar uma garrafa de 1 litro, isso corresponde à poupança de água em cada descarga.

8. Nos dias em que faz limpezas em casa, guarde a água, e utilize como descarga do autoclismo. 

9. Instale redutores de fluxo em sua casa. Esta é uma das formas mais eficientes de como poupar água. 

10. Uma torneira ou um cano a pingar pode parecer que não gasta grande água, mas a verdade é que ao fim de um dia, são muitos litros que se perderam, e os quais vai ter de pagar. Se são muitos litros num dia, imagine quantos serão ao fim de um mês ou um ano. Repare-os o mais depressa possível. 

Saiba mais sobre:

- O que é a água
- Ciclo da água
- Água potável
- Água imprópria para consumo


11. Quando está no chuveiro, você apenas começa a tomar banho quando ela vem quente. Contudo, até isso acontecer, a água corre para o ralo. Essa água limpa pode e deve ser aproveitada, bastando para isso recolhê-la num garrafão ou num balde. 

12. Quando lavar o carro, utilize um balde e uma esponja. Apenas utilize a mangueira no final para enxaguar.

13. Em vez de usar a mangueira para limpar o chão exterior, utilize a vassoura. Deixe a água para quando for mesmo necessária.

14. Regue o jardim logo cedinho ou à noite. Boa parte da água das regas perde-se por evaporação, e dessa forma, essa perda é minimizada. Além disso, não vale a pena regar com grandes quantidades, pois a planta apenas absorve o que necessitar. Assim, o ideal será usar um regador em vez da mangueira.

15. Aproveite a água da chuva, já que ela é de graça. Através de reservatórios ou baldes estrategicamente colocados, pode recolher a água da chuva para depois a usar em limpezas, lavagens do carro, ou até mesmo para regar plantas do jardim.


Utilize estas dicas de como poupar água, e além de poupar dinheiro, estará a ajudar o nosso planeta a ser mais sustentável.

1 comentário:

  1. Trabalho desenvolvendo produtos que ajudam a economizar e controlar excesso de consumo de água já desenvolve vários produtos patenteáveis, estou precisando de investidores.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.