segunda-feira, 30 de junho de 2014

Conheces este animal? - Escorpião de água (Nepa cinerea)

Características, alimentação, reprodução e distribuição do Escorpião de água (Nepa cinerea).
Foto de James K. Lindsey 

Nome: Escorpião de água (Nepa cinerea)


Características: O escorpião de água é um percevejo aquático, achatado e em forma de folha. Tem cerca de 20mm de comprimento e umas patas dianteiras muito fortes, uma vez que as usa para agarrar as suas presas. Apresenta um corpo de coloração uniforme acastanhada. É um ser aquático, mas respira por um sifão de cerca de 15mm, localizado na parte traseira do corpo. Quando quer respirar coloca o sifão fora de água enquanto o corpo continua submerso.


Alimentação: Em relação à alimentação, a dieta deste animal consiste essencialmente em animais aquáticos, tais como escaravelhos, larvas de mosquitos, de outros invertebrados e de pequenos peixes.

Características, alimentação, reprodução e distribuição do Escorpião de água (Nepa cinerea).
Foto de  Jeffdelonge

Reprodução: A época de reprodução do escorpião de água (Nepa cinerea), inicia-se com o acasalamento entre os meses de abril e de maio. As fêmeas depositam os ovos entre as algas e a vegetação submersa. Passado 3 a 4 semanas dá-se a eclosão e nascem as pequenas crias.


Distribuição: Este animal encontra-se em vários países da Europa, especialmente em lagos, charcos e pântanos de pequenas dimensões. Em Portugal é uma espécie bastante comum.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.