Foto de Jens Buurgaard Nielsen |
Nome: Rato caseiro (Mus domesticus)
Características: O rato caseiro é um mamífero roedor de pequenas dimensões. Geralmente o seu comprimento varia entre 7 e 9 cm e o peso entre 10 e 41 gramas. Este pequeno animal tem essencialmente hábitos noturnos, daí que os seus olhos sejam de dimensões bastante grandes assim como as suas orelhas. A cauda usualmente é do tamanho do seu corpo. A coloração é genericamente cinzenta, negra ou acastanhada e o ventre apresenta normalmente uma tonalidade mais clara.
Alimentação: Em relação à alimentação, os ratos caseiros utilizam normalmente vegetais, preferencialmente grãos e sementes, assim como pequenos insetos. No entanto, quando habitam perto de seres humanos adaptam-se perfeitamente ao consumo dos restos de comida.
Reprodução: A reprodução do rato caseiro inicia-se, geralmente às 6 semanas de idade, preferencialmente na primavera e verão, no entanto quando criados em condições artificiais podem reproduzir-se ao longo de todo o ano. As fêmeas podem chegar a ter 10 ninhadas durante um ano, de 5 ou 6 crias, cada uma. O tempo de gestação do rato caseiro é de 19 a 20 dias e as crias nascem cegas, desprovidas de pelo e normalmente são desmamadas ao fim do 18º dia, após o nascimento.
Distribuição: Estima-se que esta espécie animal seja originária do sul e do leste da Europa, do próximo e Médio Oriente e do Norte de África. No entanto, devido à ação do Homem, rapidamente de propagou e hoje em dia encontra-se amplamente distribuída por todas as regiões habitadas do planeta.
Sem comentários:
Enviar um comentário