segunda-feira, 14 de julho de 2014

Conheces este animal? - Picanço-barreteiro (Lanius senator)


Características, alimentação, reprodução e distribuição do Picanço-barreteiro (Lanius senator)
Foto de chausinho

Nome: Picanço-barreteiro (Lanius senator)


Características: O picanço-barreteiro é uma ave que no estado adulto pode atingir cerca de 18cm de comprimento. A sua penugem é bastante diversificada. A coroa e a nuca apresentam-se numa coloração castanho ruivo, a fronte é de cor negra, a garganta é de cor branca e a face ventral de cor clara. O dorso é de cor negra e as asas apresentam penas brancas e negras. O macho e a fêmea apresentam o mesmo padrão de coloração, no entanto a fêmea é de uma tonalidade mais clara e menos vistosa. 


Alimentação: Em relação à alimentação, esta ave inclui preferencialmente na sua dieta insetos, escaravelhos e gafanhotos. Também pode consumir pequenos invertebrados e pequenos frutos, ainda que com menos frequência.


Reprodução: A reprodução deste animal inicia-se com a migração para as zonas de nidificação. Normalmente, os dois elementos do casal chegam na mesma altura, mas é o macho que seleciona o local de construção do ninho e que inicia a sua construção. A construção demora entre 4 a 6 dias, é feita em árvores ou arbustos e a matéria prima utilizada é essencialmente material vegetal. Cada fêmea põe entre 4 a 6 ovos e o período de incubação prolonga-se por 14 a 16 dias.

Características, alimentação, reprodução e distribuição do Picanço-barreteiro (Lanius senator)
Foto de Rodrigo Saldanha - Picanço-barreteiro juvenil

Distribuição: Esta ave migradora, durante a época de reprodução encontra-se praticamente restrita ao Sudoeste do Paleártico. Na Europa, é facilmente encontrada nos países mediterrâneos. Em Portugal, encontra-se distribuída por todo o país, no entanto é menos frequente no litoral centro e norte, devido ao clima mais húmido, e de forma mais abundante no sul do país e nos locais do interior sul e norte.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.