sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Como funciona o sistema urinário


Durante a respiração celular, onde as células produzem energia com os nutrientes e oxigénio enviado pelo sangue, há também a produção de substâncias tóxicas, que têm depois de ser eliminadas e expulsas do organismo.

Como funciona o sistema urinário


O sistema urinário é assim um dos sistemas mais importantes no organismo humano, já que é responsável por filtrar o sangue e eliminar as substâncias tóxicas produzidas pelo corpo. Caso o sistema urinário não funcione corretamente, além de se acumularem toxinas em níveis perigosos no organismo, o corpo não conseguiria ainda eliminar sais minerais e fluídos em excesso, o que iria provocar edemas e inchaços. Aqui vais poder aprender como é constituído e como funciona o sistema urinário. 


Constituição do sistema urinário

O sistema urinário é constituído por um conjunto de órgãos que tem como função, filtrar o sangue, produzir a urina com água e toxinas, e transportá-la até ao exterior. De seguida podes conhecer como é constituído o sistema urinário.

O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. De seguida podes ver uma imagem de todos os constituintes do sistema urinário, bem como dos vasos sanguíneos e outros órgãos que os rodeiam.


Como funciona o sistema urinário
Imagem da autoria de Jordi March i Nogué

1 – Sistema urinário
2 – Rim
3 – Pelve renal
4 – Ureter
5 – Bexiga
6 – Uretra
7 – Glândula suprarrenal
8 – Artéria e veia renal
9 – Veia cava inferior
10 – Aorta abdominal
11 – Artéria e veia ilíaca comum
12 – Fígado
13 – Intestino grosso
14 – Pélvis



Como funciona o sistema urinário

De seguida podes conhecer como funciona o sistema urinário, passo a passo. 

O sangue, ao passar pelos rins, é filtrado, retirando substâncias tóxicas produzidas na respiração celular, sais minerais que estejam em excesso, e ainda, alguma água. Os rins terão então estruturas próprias que irão produzir a urina com as substâncias filtradas do sangue. A urina é assim um líquido amarelado, constituído essencialmente por água, sais minerais e substâncias tóxicas produzidas na respiração celular. Entre as várias substâncias encontram-se a ureia, ácido úrico, potássio, sódio, bicarbonato, entre outros. 

À medida que a urina é formada, ela sai dos rins em direção à bexiga, através dos ureteres. A urina será então armazenada na bexiga, até atingir um determinado limite, em que o indivíduo irá sentir a vontade de urinar. No momento de urinar, processo chamado de micção, a urina sairá da bexiga em direção ao exterior através de um canal próprio, denominado de uretra.



3 comentários:

  1. Ótimo trabalho, com informações importantíssimas, que estarei utilizando em minha aula sobre o referido sistema, em 02.05.2017.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.