![]() |
Foto de Cephas |
Nome: Gaivina-preta (Chlidonias niger)
Características: A Gaivina preta é uma ave de pequenas dimensões com cerca de 24 cm de comprimento e 66 cm de envergadura. Apresenta o bico preto e as patas de um tom vermelho escuro. O dorso e a cobertura das asas apresentam um tom cinzento-escuro e as penas infra caudais exibem uma cor branca. A cabeça, o peito e a barriga apresentam um tom branco, apenas com uma mancha preta na parte lateral do peito. Na plumagem de inverno, estas aves apresentam a coroa e as coberturas auriculares pretas.
Alimentação: Em relação à alimentação, a preferência da gaivina preta recai sobre insetos aquáticos, pequenos peixes e anfíbios. Normalmente esta espécie obtém os alimentos a voar sobre a superfície da água, onde captura as suas presas, sem mergulhar.
![]() |
Foto de Brian Desrosiers |
Reprodução: Esta ave normalmente nidifica em grupos de casais que variam entre 12 a 200 casais. O ninho desta espécie animal é construído sobre a vegetação flutuante, em águas pouco profundas ou no chão, no meio da vegetação aquática. Iniciam a postura de 2 a 4 ovos, entre os meses de maio e junho. De seguida, incubam-nos por um período de cerca de 21 dias, após o qual nascem as crias. Apesar das crias pequenas conseguirem voar com poucas horas de vida, normalmente mantêm-se no ninho até à quarta semana de vida, a menos que não se sintam em segurança.
Distribuição: Esta ave encontra-se distribuída pelo sul da Europa, pela Ásia Central e uma grande parte da América do norte. Em Portugal, esta espécie geralmente é pouco comum, surgindo principalmente ao longo da faixa litoral, podendo contudo aparecer em algumas barragens do interior.
Sem comentários:
Enviar um comentário