quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Constituição do Sistema Circulatório - coração e vasos sanguíneos


O sistema circulatório é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos. De seguida vamos explicar com mais detalhe a constituição do sistema circulatório.


Constituição do sistema circulatório – Coração

O coração é o órgão mais importante no sistema circulatório, funcionando como uma bomba que impulsiona o sangue para todas as partes do corpo. O coração é constituído por dois ventrículos e duas aurículas, estando dividido em duas partes: a parte direita e a parte esquerda. Cada uma dessas partes tem uma aurícula, que recebe o sangue que vem para o coração, e um ventrículo, que envia o sangue. As duas partes estão totalmente separadas por uma parede denominada de septo. Nas ligações entre as veias e as aurículas, entre as aurículas e os ventrículos, e entre os ventrículos e as artérias, existem válvulas, que têm como função impedir que o sangue volte para trás.

Imagem de ZooFari, adaptado GuiKath

Se quiseres conhecer melhor como funciona o coração, clica AQUI.


Constituição do Sistema Circulatório – Vasos sanguíneos

O sangue circula pelo corpo humano por tubos denominados de vasos sanguíneos. Na constituição do sistema circulatório existem três tipos de vasos: veias, artérias e capilares sanguíneos.


As veias levam o sangue das várias partes do corpo de volta até ao coração. As suas paredes são finas e elásticas, não havendo grande pressão.


Já as artérias levam o sangue do coração para o resto do corpo. Como têm de aguentar a pressão com que o sangue sai bombeado do coração, as suas paredes são musculosas, grossas e elásticas. 




Por fim, os capilares sanguíneos são vasos muito finos e pequenos, que irrigam os tecidos musculares de todos os órgãos, fazendo a ligação entre as artérias e as veias. As suas paredes são muito finas de modo a permitir a comunicação entre o sangue e as células: o oxigénio e os nutrientes passam do sangue para as células, e o dióxido de carbono, vapor de água e outras substâncias resultantes da respiração celular passam da célula para o sangue.



2 comentários:

  1. muito interessante, fascinante como tudo acontece e suas funções
    minha filha faltou nessa tema de materia e aqui descobrimos tudo que precisamos obrigada

    ResponderEliminar
  2. muito interessante, fascinante como tudo acontece e suas funções
    minha filha faltou nessa tema de materia e aqui descobrimos tudo que precisamos obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.