O sistema respiratório tem como função fazer a troca de gases entre o corpo humano e o meio ambiente. Dessa forma, é através das vias respiratórias que o oxigénio, necessário para as células fazerem a respiração, entra no organismo, e é através das vias respiratórias que os gases resultantes da respiração celular (dióxido de carbono e vapor de água) são expulsos para o exterior. Mas para que ocorra esta troca gasosa, tem de existir um processo de passagem destes gases entre o sangue, que os transporta, e os pulmões.
Os pulmões são órgãos esponjosos que se situam na cavidade da caixa torácica, e que contêm pequenos sacos denominados de alvéolos pulmonares, que são a terminação das vias respiratórias. Assim, os alvéolos estão ligados aos bronquíolos, que por sua vez estão ligados aos brônquios, à traqueia, laringe e fossas nasais. É nos alvéolos pulmonares que se realiza a hematose pulmonar.
A hematose pulmonar é um processo realizado nos pulmões, e que consiste na passagem do oxigénio presente no ar inspirado dos alvéolos pulmonares para o sangue, e na passagem do dióxido de carbono e vapor de água por sangue para os alvéolos pulmonares. Estes gases serão então expulsos do organismo através da expiração.
![]() |
Retirado na Internet |
Gostei da explicacao
ResponderEliminarGostei, parabéns !
ResponderEliminar