segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Como se formam os raios e os trovões


A trovoada está no imaginário de todas as pessoas, ora ligada a crenças religiosas e místicas, ou simplesmente pelo seu efeito assustador ou fascinante. Seja qual for a tua forma de ver as trovoadas, estas são um dos fenómenos mais espetaculares e poderosos da natureza. De seguida podes saber mais sobre o que é uma trovoada e como se formam os raios e os trovões.


O que é a trovoada

Uma trovoada é uma situação meteorológica, onde devido a vários fatores e condições, se formam raios ou relâmpagos e trovões. As trovoadas formam-se quando o ar quente e húmido sobe muito rapidamente, para zonas onde o ar é mais frio, provocando o afundamento deste, formando-se assim nuvens verticais do tipo cúmulos-nimbos. 

Saiba mais: Como se formam as nuvens


Como se formam os raios e os trovões
Foto de John Kerstholt


Como se formam os raios

Dentro das nuvens de trovoada, as partículas de neve e de gelo começam a descer muito rapidamente, criando correntes de ar bastante bruscas, o que provoca fricção entre gotas de água e de gelo, o que vai provocar a formação e a acumulação de eletricidade estática. Na zona superior da nuvem acumulam-se cargas elétricas positivas, enquanto que na zona inferior acumulam-se as cargas elétricas negativas. Quando se acumula demasiada carga negativa, ocorre uma descarga elétrica em direção às cargas positivas, que podem ser as que estão na parte superior da nuvem, ou então, no solo. Estas descargas elétricas têm a aparência de um raio ou relâmpago, bem visível e cheio de luz. 



Como se formam os raios e os trovões


Como se formam os trovões

No seu percurso, os raios, devido à sua altíssima temperatura, aquecem o vapor e o ar à sua volta, obrigando a que estes se expandam de uma forma brusca, seguido de uma contração e arrefecimento súbito. O aquecimento é tão grande que provoca uma explosão violenta, originando o som do trovão. Como a luz e o som viajam a velocidades diferentes, é normal ver-se o raio, e apenas alguns segundos depois ouvir-se o trovão, quando na realidade ocorrem exatamente no mesmo momento.


No vídeo seguinte podes ver imagens fantásticas e impressionantes captadas no momento em que se formam os raios.



Se gostaste deste artigo, visita a nossa página do Facebook 
e faz um like! (AQUI)

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.