segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Conheces este animal? - Mosca doméstica (Musca domestica)


Características, alimentação, reprodução e distribuição da Mosca doméstica (Musca domestica)
Foto retirada da Internet


Nome: Mosca doméstica (Musca domestica)


Características: A mosca doméstica é um dos insetos mais comuns à superfície terrestre. No estado adulto medem entre 5 a 8 mm de comprimento, mas as fêmeas são um pouco maiores do que os machos. No tórax apresentam um par de asas funcionais e um par de asas convertido para estabilizarem o equilíbrio. O corpo é coberto de pele com pelos relativamente longos, apresentam uma coloração cinzenta no tórax e amarelada no dorso. Na cabeça ostentam um par de olhos grande e de cor avermelhada, que lhes permite verem em todas as direções. As moscas estão entre as melhores voadoras, entre todos os insetos, uma vez que dentro do seu corpo possuem músculos muito fortes que lhes permite obter um movimento de cerca de 800 batimentos de asas por segundo.

Características, alimentação, reprodução e distribuição da Mosca doméstica (Musca domestica)
Foto de Alvesgaspar

Alimentação: Em relação à alimentação, este inseto não possuí mandíbulas, pelo que ingere toda a comida no estado líquido. Para se alimentarem têm de dissolver a comida, e fazem-no regurgitando a sua própria saliva para dissolver a substância prestes a ser ingerida. Alimentam-se de tudo o que encontrarem e consigam dissolver. Na fase larvar alimentam-se de restos orgânicos ricos em nutrientes que estão à sua volta.


Reprodução: A mosca é um inseto que põe cerca de 8000 ovos durante a sua vida. Durante as 24 horas seguintes à postura, dá-se a eclosão das larvas e assim permanecem durante cerca de uma semana, após a qual emerge da sua pupa, voa e procura outro congénere para acasalar, concluindo desta forma o seu ciclo de vida. O ciclo de vida completo de uma mosca, no meio natural, pode variar entre 25 a 30 dias de vida.

Características, alimentação, reprodução e distribuição da Mosca doméstica (Musca domestica)
Foto de Alvesgaspar

Distribuição: Este inseto encontra-se distribuído de forma abundante um pouco por todo o planeta, sendo que se verifica um aumento da sua densidade populacional, durante os meses de maiores temperaturas.


Conhece estes e outros animais no nosso Cantinho dos Animais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.