segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Conheces este animal? - Fuinha ou Marta (Martes foina)


Características, alimentação, reprodução e distribuição da Fuinha ou Marta (Martes foina).
Foto de Franco Atirador

Nome: Fuinha ou Marta (Martes foina)


Características: A Fuinha ou Marta é um mamífero de pequeno porte. Mede entre 40 a 50 cm, mas 25cm pertencem à cauda e pesam entre 1,1 e 2,5 Kg, embora as fêmeas sejam um pouco mais pequenas. O seu corpo é elegante e alongado com patas bastante curtas que terminam com cinco dedos portadores de garras fortes não retráteis. O corpo encontra-se coberto de pele com pelos macios e de tons acastanhados. Tem uma mancha na zona do peito, na garganta e nos membros anteriores, branca ou amarelada.


Alimentação: A fuinha é um animal bastante solitário e de hábitos noturnos, pelo que se alimentam de uma grande variedade de roedores, tais como esquilos, coelhos, ratazanas, répteis, aves pequenas e pelos seus ovos. Quando estes alimentos escasseiam também se podem alimentar de insetos, frutos, bagas e desperdícios humanos. É um animal que tem por hábito guardar as sobras das suas refeições, na sua toca, para um período posterior em que se verifique escassez.

Características, alimentação, reprodução e distribuição da Fuinha ou Marta (Martes foina).
Foto de Zefram

Reprodução: A época de acasalamento deste animal varia entre julho e agosto, mas a implantação do óvulo no útero da fêmea é retardada até à primavera seguinte. Têm um período de gestação, propriamente dito de cerca de 30 dias, ao fim do qual nascem entre 3 a 5 filhotes. As crias após o nascimento, ainda permanecem no ninho e aos cuidados da mãe, durante cerca de 2 meses. Após este período tornam-se independentes e atingem a sua maturidade sexual por volta dos 2 a 3 anos de vida.


Distribuição: A fuinha pode ser encontrada por toda a Europa Continental, exceto na Escandinávia e em algumas ilhas do Mediterrâneo. Em Portugal é comum em todo o seu território.


Conhece esta e outras espécies no Cantinho dos Animais.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.