segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Conheces este animal? - Urso pardo (Ursus arctos)


características, alimentação, reprodução e distribuição do Urso pardo (Ursus arctos)


Nome: Urso pardo (Ursus arctos)


Características: O urso pardo é uma animal mamífero plantígrado, uma vez que quando se movimenta, apoia no solo, toda a planta do pé. O seu tamanho e o seu peso são bastante variáveis. Os ursos de menor tamanho podem ter cerca de 70 Kg de peso, 90cm de altura na cernelha e 170cm de comprimento, no entanto os ursos de maior tamanho podem pesar mais do que uma tonelada, ter cerca de 150cm de altura na cernelha e 3 m de comprimento, em pé. Em relação à sua pelagem a tonalidade varia entre branco, dourado e castanho-escuro. Na ponta dos pelos apresentam uma tonalidade ligeiramente mais clara, o que lhes confere uma aparência grisalha.


Alimentação: No que respeita à alimentação, este é um animal omnívoro, daí que a sua dieta engloba alimentos como larvas, frutas, pequenos roedores, mas também se alimenta de animais de maior porte como cabritos, lebres e veados ou mesmo animais domésticos tais como carneiros, cabras, aves e coelhos.

características, alimentação, reprodução e distribuição do Urso pardo (Ursus arctos)


Reprodução: O urso pardo é um animal de vida solitária, mas na época de reprodução pode percorrer vários quilómetros à procura de uma companheira. O período de gestação é de seis a nove meses, ao fim do qual nascem normalmente 2 filhos. Durante cerca de um ano e meio, os descendentes são alimentados pela mãe e após este período continuam o seu percurso sozinhos.


Distribuição: Este animal pode ser encontrado, essencialmente, em zonas bastante montanhosas do continente americano, do norte da Europa e no continente asiático. Na Península Ibérica, pode ser avistado nas zonas montanhosas do norte de Espanha. Em Portugal, esta espécie encontra-se extinta desde os primórdios do século passado. No entanto, foi reintroduzida novamente a espécie através de um casal, no parque biológico da Lousã.


Queres conhecer melhor outros animais? Visita então o nosso Cantinho dos Animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.