terça-feira, 18 de novembro de 2014

Experiências divertidas - como é que as plantas absorvem a água


As plantas são seres vivos muito especiais, já que têm a capacidade única de transformar matéria inorgânica, como água e sais minerais, em matéria orgânica. As plantas são por isso uma das bases que sustentam a cadeia alimentar.

Como já sabes, as plantas retiram a água e sais minerais que necessitam para elaborar o seu próprio alimento do solo, através das suas raízes. A água e sais minerais, depois de serem absorvidos pela planta, são transportados até às folhas, onde serão utilizados na fotossíntese. Mas como é que isso acontece? Nesta experiência divertida poderás aprender como é que as plantas absorvem a água e os sais minerais.


Experiências divertidas - como é que as plantas absorvem a água


Material:

- 3 folhas de couve (de preferência as mais novas, da região mais central, ou então, folhas de couve chinesa);
- 3 copos largos;
- água;
- corantes alimentares.

Procedimento:

Passo 1 - Começa por colocar água em cada copo, enchendo até metade. De seguida, deves deitar algumas gotas de corante alimentar em cada um dos copos (cerca de 10 gotas), utilizando para cada copo um corante alimentar diferente.

Passo 2 - De seguida, coloca as folhas de couve nos copos. Para isso, basta introduzires o talo da folha de couve submerso dentro de água. Em substituição da couve podes também utilizar flores, preferencialmente com pétalas de tons claros.

Passo 3 - Agora é esperar. Aguarda até ao dia seguinte, e verás o resultado da tua experiência.

Retirado do site Pagingfunmums.com


2 comentários:

  1. Gostei do blog. Como diz Aline: “O mal que está no mundo, está no homem e a natureza responde como um reflexo”. https://www.youtube.com/watch?v=-SQ-HK4O4v8&feature=share&list=UUBvY_tI9xN0wVbBqJMxSr6g

    ResponderEliminar
  2. Parece mais repolho ou acelga e não couve. Muito bom o experimento.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.