segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Como se faz a circulação do ar - Sistema Respiratório Humano


O organismo humano necessita de oxigénio para funcionar. Como este gás encontra-se no ar atmosférico, é necessário uma forma de o fazer chegar às células. O sistema de transporte do corpo humano é o sistema sanguíneo, sendo este que irá levar o oxigénio a todas as células. Mas para o oxigénio chegue ao sangue, é necessário que o ar chegue aos pulmões, onde se realiza a hematose pulmonar.

Para saberes mais sobre o que é e como ocorre a hematose pulmonar, clica AQUI.

Mas como se faz a circulação do ar no sistema respiratório humano?


Circulação do ar no Sistema Respiratório Humano

Antes de mais é importante relembrar a constituição do sistema respiratório. Este é formado por duas partes - as vias respiratórias e os pulmões. 


As vias respiratórias (fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos) são os canais que levam o ar desde o exterior até aos pulmões. Os pulmões, constituídos pelos bronquíolo e pelos alvéolos pulmonares, são os órgãos onde se realizam as trocas gasosas com o sangue. O oxigénio do ar inspirado passa para o sangue, e o dióxido de carbono e o vapor de água, resultantes da respiração celular passam do sangue para o alvéolo, de onde serão eliminados através da expiração.


Circulação do ar

Para perceberes melhor como se faz a circulação do ar, podes ver agora um vídeo muito interessante, que mostra passo a passo como é que o ar circula no sistema respiratório humano.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.