segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Conheces este animal? - Bufo Pequeno (Asio otus)


características, alimentação, reprodução e distribuição do Bufo Pequeno (Asio otus)
Foto de Sascha Rösner

Nome: Bufo pequeno (Asio otus)


Características: O Bufo pequeno é uma ave de rapina noturna de médio porte. Pesa cerca de 300 gramas e mede aproximadamente 35cm de comprimento desde o bico até à cauda. Tem o corpo coberto de penas de um tom castanho arruivado, por todo o corpo. Na cabeça exibem uma espécie de uma “orelha”, formada por uns pequenos tufos de penas que se levantam quando a ave está assustada ou atenta. É portadora de uns olhos magníficos e grandes com pupilas negras cor de laranja avermelhados, o que lhes permite terem uma ótima visão noturna. Geralmente são uma ave bastante silenciosa durante o dia, no entanto o seu canto pode ser escutado esporadicamente no inverno e na primavera. 

características, alimentação, reprodução e distribuição do Bufo Pequeno (Asio otus)
Foto de Martin Mecnarowski

Alimentação: Em relação ao seu regime alimentar, como animal noturno caça pequenos mamíferos, sobretudo roedores. Na falta destes também se podem alimentar de pequenas aves, insetos, morcegos e pequenos coelhos. 


Reprodução: Esta ave é bastante preguiçosa, no que respeita à reprodução, uma vez que prefere utilizar um ninho já feito por outras aves, mesmo que já esteja um pouco velho, do que construir um novo para si. Daí que depois de encontrar um ninho à sua medida, a progenitora põe entre 3 a 5 ovos, entre os meses de março e de maio. De seguida, incuba-os durante 25 a 30 dias. Passados cerca de 20 dias após a eclosão, os recém-nascidos começam a trepar às árvores e só passada mais uma semana é que estão aptos para iniciarem pequenos voos.

características, alimentação, reprodução e distribuição do Bufo Pequeno (Asio otus)
Foto de Tom Maack

Distribuição: Esta espécie encontra-se por toda a Europa. Portugal não é exceção, sendo é possível encontrar esta ave nas nossas florestas, um pouco por todo o país continental e também na região dos Açores. 


Queres conhecer melhor outros animais? Visita então o nosso Cantinho dos Animais.

1 comentário:

  1. Nossa, gostei de primeira do blog, parabéns! Acho muito bacana a iniciativa de vocês divulgarem o mundo de conhecimento que há sobre a biodiversidade e a natureza como um todo (uma questão prioritária que infelizmente os brasileiros colocam em segundo plano e embora "valorizando" no discurso de vez em quando, na verdade subestimam essa importante contribuição ao conhecimento caracterizando-a como "ingênua" por ser voltada para a natureza). É realmente uma alegria quando eu encontro blogs tratando com a devida atenção o tema, que amo desde pequeno e hoje é a profissão que escolhi. Vou disponibilizar o link do meu blog, (caso alguém se interesse), onde por frequentemente dedico textos ao tema http://metalnk.blogspot.com.br/2014/12/o-naturalista-do-amador-ao-cientista.html . Voltarei ao blog CiênciasNatureza para conhecê-lo melhor, porque lembrou-me os livros e enciclopédias da vida selvagem que eu adorava ler quando criança.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.