quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Cuidados a ter com o sistema digestivo


O sistema digestivo é um dos sistemas mais importantes do corpo humano. É através deste sistema que o organismo consegue retirar dos alimentos os nutrientes necessários para funcionar. É através da ação do sistema digestivo que o corpo humano recebe a energia necessária para realizar as suas funções vitais e todas as atividades do dia-a-dia, os nutrientes necessários para a construção e regeneração das células, e ainda, os nutrientes que regulam o funcionamento do organismo e que o protegem das ameaças externas e dos microrganismos.

Cuidados a ter com o sistema digestivo
Imagem criada por Leysi24

Contudo, como qualquer outro sistema do corpo humano, também o sistema digestivo necessita de ser cuidado e protegido, para que consiga funcionar a 100%. Em baixo podes conhecer os cuidados a ter com o sistema digestivo, para que ele se mantenha saudável e a funcionar em pleno.


Cuidados a ter com o sistema digestivo


  • Cuidado nº 1

A boca é responsável pela primeira ação sobre os alimentos, tanto química (por parte da saliva), como mecânica (por parte dos dentes). Como tal, deves mastigar muito bem os alimentos, para facilitar o trabalho do estômago.

  • Cuidado nº 2

Para que os dentes consigam fazer o seu trabalho, têm de estar em boas condições. Assim, um dos cuidados a ter com o sistema digestivo é lavar os dentes no final de todas as refeições, e consultar o dentista regularmente.

  • Cuidado nº 3

Para manteres os teus dentes saudáveis, deves também ter em conta os seguintes cuidados: não comer demasiados alimentos ricos em açúcar, não usar os dentes para partir objetos duros, e evitar mudanças muito bruscas de temperatura na boca.

  • Cuidado nº 4

Uma rotina alimentar é essencial para o teu sistema digestivo funcionar em pleno. Além disso, deves sempre comer num ambiente calmo e com tempo, para evitar enfartamentos.

  • Cuidado nº 5

Não se deve fazer exercício físico muito intenso ou violento a seguir a uma refeição, especialmente as principais. Por vezes, a atividade física mais violenta pode fazer parar a digestão.

  • Cuidado nº 6

Deves comer sempre em quantidades moderadas, evitando excessos. Além de prevenir o aumento de peso, permite ao seu sistema digestivo funcionar de uma forma equilibrada, sem esforços excessivos para digerir os alimentos ingeridos.

  • Cuidado nº 7


A ingestão de água e de alimentos ricos em fibras é fundamental para um sistema digestivo saudável. Um dos cuidados a ter com o sistema digestivo é fornecer as substâncias reguladoras necessárias para um trânsito intestinal normal. A prisão de ventre, além de provocar cólicas e gases, é ainda causa de muitos problemas de saúde relacionados com o sistema digestivo. Além disso, muitas das toxinas que deveriam ser expulsas, ficam assim durante muito mais tempo dentro do organismo.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.