sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Dicas para ter uma alimentação saudável e equilibrada


Na natureza não existem animais obesos e com problemas de excesso de peso. Os hábitos alimentares inadequados e desequilibrados são quase exclusivos do ser humano. A enorme disponibilidade de alimentos, a vida mais sedentária, e ainda, a utilização cada vez mais comum de alimentos industrializados, doces, fritos, etc., são as principais causas dos problemas atuais de obesidade e dos problemas de saúde relacionados com uma má alimentação. É por isso essencial adotar hábitos mais saudáveis, como uma alimentação mais equilibrada e a prática regular de atividade física, de modo a ter um corpo mais bem nutrido e com mais saúde. Aqui vais poder encontrar várias dicas para ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Dicas para ter uma alimentação saudável e equilibrada
Autor: Pedro Varela

Dicas para ter uma alimentação saudável e equilibrada


  • Dica 1 – Alimentação colorida

Faz sempre um prato variado, com muitas cores, fornecendo dessa forma uma quantidade e diversidade maior de nutrientes ao seu organismo. Aposta nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos cereais integrais e nas carnes magras, e foge de fritos, doces, cereais brancos, refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos de conserva.

  • Dica 2 – Sopa ou salada antes da refeição

Uma ótima forma de saciar o apetite, impedindo de comer em demasia no prato principal, é começar sempre com uma sopa ou uma salada. Rica em fibras e água, e pobres em calorias, é uma das melhores dicas para ter uma alimentação saudável e equilibrada.

  • Dica 3 – O pequeno-almoço é essencial

Após muitas horas sem comer, o pequeno-almoço é fundamental para que o corpo receba todos os nutrientes necessários para começar o dia a funcionar em pleno. Estudos mostram que as pessoas que têm um pequeno-almoço completo têm um metabolismo mais elevado durante o dia, gastando por isso mais calorias e ficando menos propensos a engordar. Esta é talvez a, ou uma das mais importantes dicas para ter uma alimentação saudável e equilibrada.

AQUI podes conhecer uma excelente opção para um pequeno-almoço saudável e completo.

  • Dica 4 – Beber a quantidade correta de água

A Organização Mundial de Saúde diz que os homens devem beber 1 litro de água por cada 30kg de peso, enquanto as mulheres deve ingerir 1 litro por cada 25kg. A água é o principal componente do organismo, e como tal, deve ser ingerida nas quantidades adequadas para o organismo funcionar devidamente.

  • Dica 5 – Comer de 3 em 3 horas

Para manter o corpo com as quantidades corretas de energia, é essencial não deixar mais de 3 horas sem comer. Caso contrário, estará a estimular o seu organismo a armazenar ainda mais energia em forma de gordura, e a aumentar o apetite para as refeições maiores.

  • Dica 6 – Rotina alimentar

Ter uma rotina alimentar é fundamental para controlar aquilo que comes. Procura ter sempre uma hora mais ou menos definida para as tuas refeições.

  • Dica 7 – Deixar de ser preguiçoso

Quantos de nós não temos a tentação de procurar sempre um lugar mais perto, ou subir um andar de elevador, por pura preguiça? Começa a andar mais vezes e mais tempo, e é já uma excelente forma de ter uma vida um pouco mais ativa.

  • Dica 8 – Fazer exercício físico regularmente


Praticar atividade física regularmente, além de tonificar os teus músculos e exercitar os teus órgãos, ajuda ainda a queimar mais calorias, e dessa forma, a controlares o teu peso de uma forma mais eficaz. Além disso, a atividade física é uma excelente forma de espairecer a cabeça após um dia de trabalho ou de aulas. 

Clica AQUI para saberes mais sobre nutrição e alimentação saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.